Hoje, 23 de março, a comunidade judaica celebra o Purim, uma festa de muita alegria. A festa do Purim celebra a vitória do povo judeu sobre os inimigos, história contada no Livro de Ester, do Velho Testamento.
A história do Purim é mais ou menos assim (vou tentar simplificar):
Haman, ministro do rei Achashverosh durante o antigo Império de Aquemênida, na Persia, tramou um plano para conquistar mais poder atentando contra o reino e convenceu Achashverosh de que os judeus, um povo com costumes diferentes que conspiravam contra o trono, fazendo-o assinar um decreto que determinava o extermínio do povo judeu. Quando a Rainha Ester foi escolhida para se casar com Achashverosh, escondeu sua origem com medo de desagradar. Porém, a rainha foi convencida por Mordechai (judeu influente condenado injustamente por Haman) a contar a verdade ao rei para salvar seu povo. Na véspera da data do extermínio, então, ela o fez e o decreto de Haman foi revogado.
A comemoração mundial do Purim consiste na proclamação, por duas vezes, do Livro de Ester, além da prática de caridade, com distribuição de dinheiro, alimento e outras necessidades aos mais carentes. Além disso, com muita alegria, todos relembram esse momento da História tão bonito e que representa a vitória do Bem contra o Mal. Em Israel, a festa do Purim chega a ser comparada ao nosso carnaval.
E assim, esperamos realmente que haja o nosso Purim, com justiça, alegria, honestidade e respeito pela vida de todos!
Existem 0 comentários