A #Rio2016 está acontecendo e ao contrário das previsões, até o momento, essas Olimpíadas tem sido um sucesso. Desde o começo mostramos que somos fortes quando trabalhamos juntos pelo êxito de uma empreitada. A festa de abertura, por exemplo, foi alvo de comentários positivos por todo o mundo e surpreendeu até mesmo os mais brutais críticos da nossa capacidade em organizar um evento desse porte.
Muitos desses críticos estão aqui mesmo no Brasil. Partidários da teoria do “quanto pior, melhor” torcem para que os imprevistos sejam maiores e mais graves do que realmente são, só que até o momento o Comitê Organizador tem se mostrado presente e tomando medidas rápidas e certeiras para que tudo corra bem, de acordo com as regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Internacional.
Receber eventos do porte de uma Olimpíada ou Copa do Mundo são oportunidades para que os países consolidem sua imagem diante da comunidade internacional. Mais do que o legado de grandes obras, colocar o nome no mapa internacional é o caminho certo para atrair investimentos e capital estrangeiro. Uma oportunidade única tanto para os investidores quanto para quem procura capital para o próprio negócio.
O segmento de turismo e serviços são os principais favorecidos durante o período da Olimpíada e também depois dela. O Rio de Janeiro é uma cidade que o mundo inteiro deseja conhecer e toda essa publicidade gratuita tende a beneficiar o comércio, mas é preciso aprender com as circunstâncias passadas. O investimento em estrutura de transporte e a regulamentação de serviços como o Uber e o AirBNB, que facilitam a vida do turista, é primordial para que não fique uma má impressão.
Os problemas existem e não devemos fechar os olhos a eles. Ao contrário, fazer contingências e tomar medidas eficazes para superá-los é o que a comunidade internacional e os próprios brasileiros esperam.
Nós sabemos fazer um espetáculo e a interação entre a torcida e os atletas – cuja venda de R$1,75 bi em ingressos pode confirmar, mostra que o nosso potencial é enorme! Só nos resta trabalhar ainda mais duro para superarmos nós mesmos.
Existem 0 comentários